A iluminação do símbolo da capital francesa, feita a pedido do clube Paris Saint-Germain para comemorar a chegada do jogador brasileiro, Neymar, não agradou os usuários da Internet, que criticaram a iniciativa de modo duro, pois ofende a memória das pessoas que morreram nos atentados, organizado pelo grupo terrorista Daesh. A Sputnik França separou reações mais diversas e significativas nas redes sociais.
La tour Eiffel souhaite la bienvenue à @NeymarJR! 👏
— PSG Officiel (@PSG_inside) 5 de agosto de 2017
🇧🇷 #BemvindoNeymarJR pic.twitter.com/nkXLp2xgry
Até mesmo o diretor da Sociedade de Exploração da Torre Eiffel, Yves Pozzo di Borgo, comentou a inciativa no Twitter: "As autoridades da cidade impõem uma iluminação especial da Torre Eiffel em homenagem a Neymar. Não fizeram nada de importante."
Muitos outros lembraram a hesitação da administração francesa de iluminar a torre para honrar as vítimas do atentado no metrô de São Petersburgo, na Rússia. Comentando a notícia, uma das usuárias escreveu o seguinte: "É preciso fazer algo para acabar com estas iluminações da Torre Eiffel! Pintam-na em homenagem a Neymar, mas hesitam em fazê-lo quando se trata dos atentados em Moscou [São Petersburgo]."
Até mesmo fãs do jogador brasileiro não gostaram da decisão, argumentando que ele, além de acabado de chegar, todavia é incerto se jogará bem.
No entanto, há aqueles que receberam a notícia com ironia.
"Por que não chamar a torre de 'Torre Neymar', enquanto durar seu contrato […]?"
Já o craque brasileiro, chegou com todo ânimo na capital francesa:
Ici Ces't Paris ⚽@PSG_inside pic.twitter.com/7irDNakffZ
— Neymar Jr (@neymarjr) 6 de agosto de 2017
No sábado, a torre ganhou as cores do PSG e mostrou frases: "Bem-vindo Neymar Jr!" e "Estamos em Paris". A iluminação "foi completamente paga pelo clube francês", afirmou a prefeitura da cidade em relação ao acontecimento.