A máquina cujo nome é traduzido como "Sol Escaldante" combina as propriedades dos sistemas de lança-foguetes múltiplos, máquinas lança-chamas e tanques incendiários e de ataque.
O lançador Solntsepiok tem poucos análogos no mundo e já provou sua eficiência em combates reais.
O sistema de lança-foguetes deve ser exibido durante o fórum internacional técnico-militar EXÉRCITO 2017, mais precisamente nos fins de agosto.
O TOS-1A é a versão modernizada do TOS-1 Buratino, que entrou em serviço em 1980. O último modelo do sistema de lança-foguetes possui uma instalação de lançamento modernizada e de controle de direção de foguete automático. Além disso, consegue lançar projéteis não guiados (NURS, na sigla em russo) mais potentes.
A ogiva do foguete NURS é termobárica, ou seja, utiliza oxigênio do ar circundante para gerar explosão de alta temperatura. Na prática, a onda de explosão, tipicamente produzida por ela, dura muito mais do que a produzida por um explosivo condensado convencional. A bomba de ar e combustível é um dos tipos mais conhecidos de armas termobáricas.
TOS-1A foi desenvolvido com base no modelo do tanque T-72A. A máquina pesa 44,3 toneladas e possui raio de alcance de seis quilômetros. O sistema conta com uma metralhadora RPKS de calibre 5,45 mm e comporta três pessoas.