A construção do centro operacional foi anunciada no site oficial da Marinha dos EUA.
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada já em 25 de julho. As tropas de construção e engenharia norte-americanas já estão desde abril na cidade de Ochakov. Desde abril eles assinaram contratos, obtiveram licenças e elaboraram planos de logística.
O centro operacional da Marinha dos EUA é um de três projetos planejados pelos EUA em Ochakov. Segundo os planos, estas instalações desempenharão um papel muito importante durante os futuros exercícios militares na Ucrânia.
Roman Manekin disse que os EUA assim "estão cometendo um crime político":
"Eles provocam de fato um agravamento do conflito civil dentro da Ucrânia e ao mesmo tempo tentam usar o território da Ucrânio para testar suas armas e tecnologias militares. Tenho certeza que isto contraria os interesses do povo ucraniano. Isto vai agravar as tensões no espaço pós-soviético", disse o especialista.
Em janeiro do ano em curso, a Rada Suprema (parlamento da Ucrânia) adotou uma lei que permite aos militares estrangeiros permanecerem em território ucraniano para participar de exercícios. Em julho, no território do país se realizaram os exercícios Sea Breeze 2017 de que participaram 17 países, incluindo os EUA.