Pequim não permitirá que EUA derrubem regime atual da Coreia do Norte

© AFP 2023 / WANG ZHAODistrito central de Pequim
Distrito central de Pequim - Sputnik Brasil
Nos siga no
A China deve manter posição neutra caso a Coreia do Norte seja a primeira a adotar medidas perigosas contra os EUA, escreve o jornal chinês The Global Times.

"A China não pode persuadir Washington e Pyongyang a renunciar nesse momento, mas Pequim deve deixar sua posição clara para todas as partes, os seja, fazê-las entender que caso suas ações ameacem os interesses da China, esta responderá com ações firmes", declara o The Global Times.

Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA - Sputnik Brasil
Pentágono já está pronto para 'resolver' conflito com Coreia do Norte usando força militar
Na opinião do jornal, "a China também deve mostrar que se a Coreia do Norte lançar mísseis ameaçadores para os EUA e a parte norte-americana responder à ameaça, ela irá manter posição neutra".

"Mas se os Estados Unidos e a Coreia do Sul atacarem para derrubar o regime atual da Coreia do Norte, o que causaria a mudança do modelo político na península da Coreia, a China não permitirá que o façam", sublinha o artigo.

O jornal indica que, mesmo muitas pessoas não crendo na possibilidade de início de guerra entre os EUA e a Coreia do Norte, o perigo real existe, pois esse "jogo imprudente pode resultar em falhas e em uma guerra estratégica".

"Na verdade, nem Washington nem Pyongyang querem iniciar guerra, mas pode ser iniciada, pois não têm experiência para controlar jogos tão perigosos", sublinha.

PATRIOT Capabilidade avançada 3 (PAC-3) sistema antimíssil - Sputnik Brasil
Temendo Coreia do Norte, Japão vai instalar mais sistemas de mísseis Patriot
Na última terça-feira (8), Trump endureceu ainda mais o tom contra Pyongyang, dizendo que responderia com "fogo e fúria" às ameaças feitas aos Estados Unidos.

Desafiando os alertas do presidente norte-americano, Donald Trump, a Coreia do Norte anunciou plano de ataque com mísseis balísticos à ilha de Guam, território americano no Pacífico que abriga importantes bases da Marinha e da Força Aérea dos EUA, país com o qual vem enfrentando tensões crescentes ao longo dos últimos meses.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала