Nova crise destrutiva pode arrasar economia mundial

© AP Photo / EyePressMoedas e notas de yuan chinês em torno de um dólar norte-americano
Moedas e notas de yuan chinês em torno de um dólar norte-americano - Sputnik Brasil
Nos siga no
Há cerca de 10 anos teve lugar uma das maiores crises financeiras mundiais. Estaríamos protegidos de situação similar nos dias de hoje?

Josse Roussel, professor da Paris School of Business (França), falou com a Sputnik sobre as perspectivas da economia mundial e a possibilidade do inicio da uma nova crise econômica global. 

Notas de dólares norte-americanos - Sputnik Brasil
Tesouro americano está à beira de falência?
Segundo o especialista, dez anos depois da grande crise financeira de 2008, hoje podemos observar novamente todos os sintomas de uma nova crise econômica. 

Entretanto, hoje em dia, o tamanho da dívida é ainda maior do que há 10 anos. De acordo com o professor, "o setor financeiro não aprendeu as suas lições" com a crise de 2008.

"O motor do mundo financeiro é a dívida, que ao mesmo tempo é o principal fator causador das crises financeiras", explicou Roussel.

Philippe Béchade, analista financeiro francês, crê que o mundo se encontra em uma situação similar à dos meses anteriores à crise de 2008, mas agora o cenário é pior porque há mais dinheiro em circulação. 

O especialista nomeou também as principais fontes de risco no cenário financeiro global.

"Atualmente, há várias grandes bolhas especulativas: o mercado de derivados financeiros, o mercado de obrigações, os empréstimos para automóveis e a dívida chinesa”, disse Béchade.

O analista sublinhou que os bancos mundiais não aprenderam nada com a crise de 2008 e continuam promovendo empréstimos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала