"Trump acabou de aplaudir a redução de pessoal da embaixada russa em 755 pessoas. Não seria melhor se ele reduzisse seu próprio pessoal?", escreve MacFaul.
Trump just applauded cuts of 755 in Russian embassy. Maybe he should look to trim his own staff? https://t.co/KKF0tP0PL2
— Michael McFaul (@McFaul) 10 de agosto de 2017
Do ponto de vista do ex-embaixador, Trump provou com suas palavras que não entende nada de diplomacia.
Segundo McFaul, Trump "insulta os patriotas norte-americanos que trabalham na Rússia em condições difíceis" e, ao mesmo tempo, elogia Putin.
"Se Trump elogia Putin, por que este não age do mesmo jeito? Putin não nos elogiou quando nós expulsamos 35 diplomatas, ao contrário da resposta de Trump à expulsão de nossos 755 funcionários", escreveu ele em seu twitter recente.
Vale ressaltar que outros diplomatas americanos também comentaram as palavras do presidente estadunidense.
De acordo com o jornal Politico, um dos diplomatas, que trabalha no estrangeiro, chamou elas de "vergonhosas", frisando que isso pode provocar a demissão de muitos funcionários do Ministérios das Relações Exteriores.
"Obrigado a Putin? Eu não tenho palavras que vocês possam publicar para descrever minha reação", afirmou mais um diplomata.
Trump afirmou ontem (10) estar grato a Putin por este expulsar da Rússia centenas de funcionários da missão diplomática dos EUA, pois isso poderá ajudar os norte-americanos a economizarem nos gastos.
O presidente russo tomou a decisão de reduzir a missão diplomática dos EUA como resposta à lei aprovada pelo Congresso sobre um novo pacote de sanções contra Moscou.