“Soluções militares estão agora totalmente prontas, garantidas e carregadas, se a Coreia do Norte agir imprudentemente”, escreveu Trump.
Military solutions are now fully in place,locked and loaded,should North Korea act unwisely. Hopefully Kim Jong Un will find another path!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 11 de agosto de 2017
O recado foi o terceiro em tom de ameaça apenas nesta semana da parte do presidente dos EUA contra a Coreia do Norte. A subida de tom se deu após um relatório apontar que os norte-coreanos já possuem capacidade de produzir ogivas miniaturizadas, o que significaria um risco a mais aos EUA.
Além disso, Pyongyang abordou a possibilidade de agir “fisicamente” em resposta às mais recentes sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, no sábado passado.
Por fim, o regime de Kim Jong-un promete lançar um ataque com quatro mísseis de alcance intermediário contra a ilha de Guam, no Oceano Pacífico, até o fim deste mês. O território é administrado pelos EUA, que lá possui várias bases militares.
No início da semana, Trump já havia dito que lançaria mão de um ataque “com fogo e fúria como o mundo nunca viu antes”, caso Pyongyang não parasse com suas provocações e ameaças.
Nesta quinta-feira, o presidente estadunidense voltou a alertar os norte-coreanos, dizendo que o país asiático “deve se organizar ou terá problemas”, em referência ao recado anterior que foi menosprezado por autoridades do regime comunista.