A invenção é uma espécie de cartucho que, sendo lançado a partir de um avião sobre as nuvens, dispersa uma substância química que contém iodeto de prata em sua composição. Durante cerca de meia hora a umidade se acumula e, em seguida, cai sob forma de chuva.
Em julho do ano corrente, o novo dispositivo foi testado em locais de grandes incêndios florestais. Na maioria dos casos, o uso dos produtos químicos surtiu o efeito desejado e provocou a queda de chuvas fortes, informou a Rostec.
No âmbito da estratégia de reorientação para o setor civil, chamada Konversiya (Conversão, em português), a Rostec se dedica ao desenvolvimento de vários tipos de dispositivos capazes de influenciar os eventos climáticos, tais como foguetes contra o granizo Alazan, os cartuchos que causam chuva PV-26 e o sistema antiavalanche Nuris.
Além dos dispositivos e munições, o consórcio está criando o portador dessas "armas climáticas", o avião para tarefas químicas especializadas T-500, que estreou no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2017. Este avião foi criado para missões agrícolas e é capaz de pousar e decolar em quaisquer condições.
De acordo com os pilotos de testes, o avião é de fácil manutenção e robusto durante o voo. Além disso, ele está equipado com um sistema de paraquedas integrado que salvaria tanto o piloto como o avião em caso de emergência.