De acordo com os militares russos, a cidade foi libertada cerca das 7h00 do horário local. Em resultado de combates intensos, as Forças Armadas sírias conseguiram libertar dos terroristas as partes central e sul da cidade, tomando o pleno controle da cidade.
A entidade adiantou que a libertação da cidade cria uma oportunidade para que as forças governamentais sírias finalmente lancem uma ofensiva contra os jihadistas na região de Deir ez-Zor.
A cidade de Deir ez-Zor, que é capital do distrito com o mesmo nome, tem estado cercada pelas forças do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) desde o ano de 2015.
Sendo uma área muito rica em petróleo, a região foi alvo de ofensiva dos terroristas após estes terem começado perdendo vastos territórios em Raqqa. Além disso, as forças iraquianas, na altura, se empenharam em avançar para libertar a ‘capital' jihadista localizada na Mossul iraquiana e tudo isso obrigou os militantes a buscarem novos territórios para ocupar.