Segundo um artigo de Mei Xinyu, pesquisador do Instituto Internacional do Comércio e Cooperação Econômica do Ministério do Comércio da China, publicado na segunda-feira (14) no China Daily, as medidas unilaterais dos EUA "poderão levar a uma guerra comercial".
Anteriormente, a edição Politico, com referência a uma fonte na administração norte-americana, informou que o presidente dos EUA Donald Trump planeja anunciar uma investigação de alegadas violações dos direitos de propriedade intelectual americana e transferência de tecnologias por parte da China. Foi assinalado que Trump planeja usar o artigo 301 do ato comercial de 1974. O artigo permite que os EUA apliquem unilateralmente barreiras comerciais aos produtos estrangeiros, o que podem levar ao aumento das taxas de importação.
Mei Xinyu acrescentou que o artigo 301 tem algumas restrições. Segundo o analista, entre 1989 e 2009 já foram iniciadas muitas investigações em relação às empresas chinesas, mas "apesar disso, a economia chinesa se desenvolveu de forma rápida e estável".
"A aplicação do artigo 301 pelos EUA não afetará muito o desenvolvimento econômico da China", disse o especialista.