O observador turco Tulin Daloglu comenta à Sputnik Turquia que o nível de tensões entre os EUA e a Coreia do Norte é significativamente exagerado e alimentado devido à forma de comportamento de Donald Trump não ser habitual para a opinião pública.
"A retórica de Donald Trump, a linguagem dos seus gestos e declarações, não são comuns para o público. Ele faz declarações duras, não ponderando ou prevendo suas possíveis consequências, o que resulta em que a situação se torna mais tensa."
Além disso, o observador apontou para o impacto dessas tensões prolongadas ser sentido pela Turquia:
"A situação que existe hoje nas relações com a Coreia do Norte representa a mesma importância para a Turquia que para os EUA, porque a adesão da Turquia à OTAN dependia da participação do país no grupo criado pela ONU no decurso da Guerra da Coreia. Levando tudo isso em consideração, entendemos que o problema atual tem vários aspetos e é muito complicado."
"Portanto, não vale a pena falar sobre o início de uma guerra nuclear com a Coreia do Norte, mas é evidente uma crise séria, pois os líderes mundiais estão usando uma retórica bastante dura", concluiu.