A Fábrica Argentina de Aviões (FAdeA) alcançou nos últimos dias um importante sucesso: acordou a venda a um empresário da Colômbia de dois aviões Puelche PA-25, uma aeronave para pequenas superfícies, depois de 25 anos sem concretizar nenhuma exportação.
FAdeA, uma empresa estatal com uma história de quase 90 anos de desenvolvimento, construção e manutenção de aeronaves, anunciou nos últimos dias a venda de dois Puelches PA-25, por um preço aproximado de $ 500.000. Este modelo, originalmente criado pela empresa norte-americana Piper Aircraft, é construído sob licença.
"Se bem que o montante da operação não é significativo para a nossa faturação habitual, ela é muito importante para a FAdeA, porque há 25 anos que não exportava aviões. Em 1992, foram vendidos os últimos [FMA IA 58] Pucará ao Sri Lanka", disse à Sputnik Mundo Sebastián Ugarte, gerente de Comunicações e Relações Internacionais da empresa, localizada na província de Córdoba.
A maioria das vendas da fábrica se realizam através de fornecimentos às Forças Armadas do país, um papel que continua entre as prioridades da entidade. Mas, de acordo com Ugarte, eles buscam também vender aviões e serviços a outros clientes, seja no setor privado ou a Estados de outros países".
"A venda dos Puelches é o primeiro passo concreto da primeira operação que se fechou [nessa linha], por isso é muito importante para esta fábrica", afirmou o porta-voz.
Os PA-25 são pequenas aeronaves agrícolas que servem para aplicar, por exemplo, pesticidas, mas também têm outras utilizações fora do âmbito rural. Por suas características "é muito eficiente", particularmente para a cobertura de pequenas superfícies.