Quebra-gelos nuclear russo estabelece recorde de velocidade no Polo Norte

© Sputnik / Vladimir Astapkovich / Acessar o banco de imagensImagem do quebra-gelo nuclear 50 Let Pobedy navegando para o Polo Norte
Imagem do quebra-gelo nuclear 50 Let Pobedy navegando para o Polo Norte - Sputnik Brasil
Nos siga no
O quebra-gelos nuclear russo 50 Let Pobedy (50 anos da Vitória) estabeleceu um recorde de velocidade no Polo Norte, informou o presidente da empresa estatal Atomflot ao jornal Rossiyskaya Gazeta.

O quebra-gelo nuclear Yamal durante as pesquisas no Mar de Kara, que fizeram parte da maior expedição mundial ao Ártico, em 2015, - Sputnik Brasil
Rússia constrói quebra-gelo nuclear mais potente do mundo
De acordo com o jornal, o navio conseguiu cobrir a distância entre a cidade russa de Kaliningrado e o Polo Norte —ou seja, mais de 2.500 milhas (cerca de 4.000 km) — em apenas 79 horas.

O quebra-gelos atômico soviético Arktika, que se tornou o primeiro navio a chegar ao Polo Norte há 40 anos, em 17 de agosto de 1977, cobriu a mesma distância no dobro do tempo, 176 horas. Como resultado da expedição soviética desse ano, se demostrou a possibilidade de navegar durante todo o ano nas rotas do oceano Ártico, as mais rápidas entre o Ocidente e o Oriente. Além disso, o quebra-gelos cruzou pela primeira vez a rota marítima do Norte, que é uma das rotas comerciais mais importantes do mundo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала