GWOTMF, uma organização sem fins lucrativos nos EUA, providenciará a organização, angariação de fundos e esforços de coordenação para construção do memorial. A organização declarou que a assinatur da lei pelo presidente Trump foi "histórica".
"A assinatura histórica de hoje é dedicada aos nossos 3 milhões de irmãos e irmãs que se empenharam na Guerra Global contra o Terror. Especialmente aos que perdemos, e aqueles que enfrentam grandes dificuldades desde o seu regresso à casa. Estamos ansiosos para construir um local sagrado de cura e lembrança para nossos veteranos e suas famílias e queremos agradecer aos nossos parceiros. Gostaríamos de agradecer aqueles que trabalharam de forma incansável no Capitólio para aprovar esta legislação bipartidária", declaroub GWOTMF em comunicado.
No dia 3 de agosto, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelo Senado.
De acordo com a GWOTMF, desde os eventos de 11 de setembro de 2011, cerca de três milhões de cidadãos norte-americanos se empenharam no combate ao terrorismo em todo o mundo. Cerca de 7 mil foram mortos e 52 mil foram feridos.