Segundo os dados dos cientistas, no subsolo, nas camadas da terra onde o impacto foi registrado, havia 15 bilhões de toneladas de cinza, produto dos incêndios que assolaram o planeta após o impacto do asteroide gigante.
Os pesquisadores simularam as condições em que a cinza se elevou e gerou uma camada impossível de ser atravessada pela luz do Sol. O resultado foi letal, porque a fotossíntese necessária para a vida das plantas – fonte de alimentação para muitas espécies que viviam na Terra – se tornou impossível.
O impacto do asteroide aconteceu há 66 milhões de anos e os cientistas ainda sabem pouco sobre o que verdadeiramente aconteceu. No entanto, a pergunta que se surge é óbvia: onde estavam nossos ancestrais quando todo o planeta foi deixado na escuridão?
Uma das hipóteses dos cientistas é que os pequenos mamíferos poderiam ter sobrevivido a este "inverno" se escondendo debaixo da terra. Além disso, eles provavelmente sabiam como se adaptar às novas condições melhor do que os malvados dinossauros.