Manobras russo-bielorrussas estão de acordo com a lei internacional, diz deputado russo

© Sputnik / Igor Zarembo / Acessar o banco de imagensOs militares bielorrussos durante as manobras Zapad (archivo)
Os militares bielorrussos durante as manobras Zapad (archivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Rússia está atuando em conformidade com a lei internacional quanto aos exercícios militares conjuntos com a Bielorrússia (Zapad 2017), afirmou no sábado o vice-presidente da Comissão para Defesa e Segurança do Senado russo, Frants Klintsevich, em uma entrevista à Sputnik.

Tanques da OTAN na Letônia, perto da fronteira com a Rússia - Sputnik Brasil
Conflitos provocados entre Rússia e OTAN existem, mas 'ninguém quer um apocalipse nuclear'
A Polônia não deve ficar preocupada, acrescentou.

O ministro da Defesa polonês manifestou-se preocupado na sexta-feira com a hipótese de as tropas russas, estacionadas na Bielorrússia à espera das manobras militares, poderem vir a ficar na fronteira com a Polônia, acabados os exercícios. As manobras estão marcadas para 14-20 de outubro.

"O ministro da Defesa polonês, Antoni Macierewicz, se juntou ao coro dos políticos ocidentais que estão escalando artificialmente a tensão em torno das manobras militares. Não há razão para tal histeria", garantiu Klintsevich. Relativamente aos objetivos dos exercícios, tanto a Rússia, como a Bielorrússia estão atuando "exclusivamente no quadro das normas e acordos internacionais relevantes", destacou.

Bandeiras da OTAN e da Ucrânia - Sputnik Brasil
Ucrânia planeja inaugurar Centro de Doutrinas e Tática da OTAN
A legislação permite que Moscou e Minsk tomem quaisquer decisões no sentido de garantir a segurança de ambos os países, assinalou o parlamentar.

"A Polônia não tem nada com que se preocupar. Só posso recomendar aos seus líderes que se abstenham de quaisquer provocações durante as manobras", concluiu.

Os exercícios vão se estender desde o território da península de Kola, no extremo noroeste da Rússia, até à Bielorrússia.

Na sexta-feira, a chancelaria russa divulgou uma nota afirmando que a histeria em relação aos treinamentos Zapad 2017 na mídia ocidental visa justificar as despesas públicas europeias destinadas ao aumento da atividade militar da OTAN.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала