"O assunto em causa está praticamente resolvido, mas já que não se trata de envio de armas de fogo, mas de armamento pesado, há certas nuances. Espero muito que em breve a gente consiga atingir um resultado positivo", revelou Shugaev em entrevista ao jornal russo Kommersant.
O porta-voz do presidente turco, Ibrahim Kalyn, afirmou no fim de julho que as negociações supracitadas estavam perto de serem concluídas, faltando esclarecer apenas alguns detalhes não tão importantes. Por sua vez, o diretor-geral da Rosoboronexport (empresa estatal russa de exportação de armas defensivas), Aleksandr Mikheev, anunciou na terça-feira (22) que o contrato de fornecimento dos S-400 está por ser assinado, mas por enquanto não entrou em vigor.
O diretor do Centro de Pesquisas Político-Militares da Universidade de Relações Internacionais (MGIMO), Aleksei Podberezkin, sugeriu em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik que não se trata de delonga das negociações.
O sistema de defesa antiaérea S-400 Triumph é o melhor do mundo em vários aspectos, destaca ele.
"O essencial do S-400 é o avançado sistema de ataque com mísseis rapidíssimos que são capazes de atingir mísseis intercontinentais balísticos e mísseis de médio alcance. Nenhum dos sistemas antigos possuía essas capacidades. Além disso, o S-400 é dotado de um radar único capaz de detectar os alvos. O S-400 é um sistema único que por enquanto é incomparável", salientou Aleksei Podberezkin.