Navios norte-americanos chegarão ao mar Báltico nas vésperas de exercícios Zapad 2017

© REUTERS / US Navy/Mass Communication Specialist 3rd Class Robert S. Price/HandoutDestróier USS Porter da marinha dos EUA (DDG 78) durante uma visita planejada ao porto de Constança, Romênia, 13 de junho de 2016
Destróier USS Porter da marinha dos EUA (DDG 78) durante uma visita planejada ao porto de Constança, Romênia, 13 de junho de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A presidente da Lituânia Dalia Grybauskaite declarou, em um encontro com a delegação do Congresso norte-americano, que os navios da Marinha dos EUA chegarão ao mar Báltico no outono devido aos exercícios russo-bielorrussos Zapad 2017.

O soldado da Finlândia - Sputnik Brasil
Finlândia e EUA planejam manobras no mesmo período dos exercícios russo-bielorrussos
"Antes dos próximos exercícios Zapad 2017, os EUA estão cumprindo suas obrigações de proteção da Lituânia. Na Lituânia estão estacionados militares e material bélico da OTAN, a missão de policiamento aéreo da OTAN foi reforçada com caças adicionais. No outono, se espera a chegada de navios militares dos EUA ao mar Báltico", informou o serviço de imprensa da presidente citando Dalia Grybauskaite.

Os caças norte-americanos aterrissaram na base aérea da Força Aérea da Lituânia em Siauliai. Segundo o ministério, desde 1 de setembro a missão de policiamento aéreo da OTAN sobre os três países bálticos será realizada por militares norte-americanos da base Lakenheath estacionados no Reino Unido. Desde o início de maio, a missão era realizada pela Força Aérea da Polônia.

Os militares bielorrussos durante as manobras Zapad (archivo) - Sputnik Brasil
Manobras russo-bielorrussas estão de acordo com a lei internacional, diz deputado russo
Os exercícios conjuntos russo-bielorrussos vão decorrer no período de 14 a 20 de setembro no território da Bielorrússia. Segundo os dados do Ministério da Defesa russo, está planejada a participação de cerca de 12,7 mil militares, 70 aviões e helicópteros, 680 unidades de material bélico, incluindo 250 tanques, 200 peças de artilharia, sistemas de mísseis e morteiros, bem como de 10 navios.

Anteriormente, o chefe do Estado-Maior General e vice-ministro da Defesa da Bielorrússia, Oleg Belokonev, disse que a reação de alguns países às manobras Zapad 2017 é incompreensível, tomando em conta o aumento das forças da OTAN perto das fronteiras da Bielorrússia e da Rússia.

O presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, declarou várias vezes que os observadores estrangeiros são convidados a assistirem aos exercícios Zapad 2017.

De acordo com o vice-ministro da Defesa da Rússia, general Aleksandr Fomin, os exercícios terão um caráter exclusivamente defensivo, vai ser treinada a luta contra terroristas apoiados do estrangeiro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала