Os caças norte-americanos aterrissaram na base aérea da Força Aérea da Lituânia em Siauliai. Segundo o ministério, desde 1 de setembro a missão de policiamento aéreo da OTAN sobre os três países bálticos será realizada por militares norte-americanos da base Lakenheath estacionados no Reino Unido. Desde o início de maio, a missão era realizada pela Força Aérea da Polônia.
Anteriormente, o chefe do Estado-Maior General e vice-ministro da Defesa da Bielorrússia, Oleg Belokonev, disse que a reação de alguns países às manobras Zapad 2017 é incompreensível, tomando em conta o aumento das forças da OTAN perto das fronteiras da Bielorrússia e da Rússia.
O presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, declarou várias vezes que os observadores estrangeiros são convidados a assistirem aos exercícios Zapad 2017.
De acordo com o vice-ministro da Defesa da Rússia, general Aleksandr Fomin, os exercícios terão um caráter exclusivamente defensivo, vai ser treinada a luta contra terroristas apoiados do estrangeiro.