O motivo formal para fechamento do espaço aéreo se trata da realização dos exercícios Zapad 2017 e sua alegada ameaça. Esse medo teria algum fundamento real? Qual seria o motivo para tal histeria? O vice-almirante aposentado polonês Marek Toczek expressou sua opinião para a Sputnik Polônia.
"Durante todo o mês de setembro, no espaço aéreo, abrangendo uma faixa de 30 quilômetros ao longo da fronteira oriental da Polônia, serão introduzidas limitações aos voos civis. Fontes militares declararam se tratar do fortalecimento do sistema de defesa antiaérea. Porém, não há dúvida alguma de que as limitações aos voos estejam relacionadas aos exercícios Zapad 2017. De acordo com a mídia polonesa, estes serão os maiores treinamentos desde os tempos da Guerra Fria. Contudo, não corresponde à verdade. Vale lembrar das manobras da OTAN na Polônia perto da fronteira com a Rússia, Anakonda 2016."
Para o militar aposentado polonês, tudo não passa de uma jogada política e midiática. Em outras palavras, jogam com o psicológico da população se baseando em uma "ameaça russa".
Mesmo com as declarações da mídia oriental – especialmente a polonesa – sobre a ausência de transparência dos exercícios Zapad, que serão realizados em território bielorrusso, Marek Toczek frisou que "o Ministério da Defesa da Rússia convidou os representantes da mídia estrangeira para cobrir os exercícios, bem como observadores da Polônia, Ucrânia, Lituânia, Letônia, Estônia, Suécia e Noruega. Convites foram envios também para representantes da ONU, OSCE, OTAN e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A transparência dos exercícios em questão é percebida em sua totalidade".
Os russos estariam ou não à beira de invadir o território polonês?
O militar aposentado polonês acredita que seria muito melhor se os políticos de seu país definissem os treinamentos Zapad 2017 como cooperação regional, ao invés de tentativa de confronto. "Em nossa região não há conflitos, por isso não há necessidade de se preparar para ações militares […] Como eu já tinha dito, trata-se de jogos políticos que visam manter tensões infundadas."