Guerrilheiros da ELN matam russo sequestrado na Colômbia

© AP Photo / Javier GaleanoAntonio Garcia, leader of the National Liberation Army (ELN),looks at his rebel group's flag during a press conference at the Palco hotel in Havana
Antonio Garcia, leader of the National Liberation Army (ELN),looks at his rebel group's flag during a press conference at the Palco hotel in Havana - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um cidadão russo de origem armênia que foi sequestrado há quase seis meses pelo Exército de Libertação Nacional (ELN) na Colômbia foi morto em abril, quando tentava fugir do seu cativeiro, informou um comandante do grupo rebelde à Agência Reuters.

Arsen Voskanyan havia sido sequestrado em 5 de novembro do ano passado pelo ELN nas selvas do departamento de Chocó, enquanto coletava rãs venenosas que pretendia traficar para o mercado negro internacional, de acordo com informações do grupo guerrilheiro.

"Está morto, está morto […] foi o que aconteceu nesta frente", disse um comandante da frente Ernesto Che Guevara do ELN, um uma zona remota da selva colombiana onde são comuns os combates entre a guerrilha, as Forças Armadas e grupos criminais.

Um soldado do exército colombiano passa na frente de uma fila de guerrilheiros das FARC e do ELN - Sputnik Brasil
ELN propõe cessar-fogo de três meses à Colômbia

De acordo com o mesmo comandante, o russo seria entregue na selva ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Entretanto, em uma tentativa de fuga ele conseguiu tomar de um rebelde uma granada. Em represália, acabou sendo baleado e morto.

A entrega dos restos mortais de Voskanyan integra as negociações de paz entre o ELN e o governo colombiano, que tiveram início em fevereiro deste ano e que prosseguem em Quito, no Equador. O conflito com os guerrilheiros já deixou um saldo de 220 mil mortos.

A Embaixada russa na Colômbia e o Ministério de Relações Exteriores em Moscou não comentaram o caso, enquanto a Cruz Vermelha não confirmou ou negou as informações do ELN sobre o refém russo, que tinha 42 anos.

As partes negociam um cessar-fogo às vésperas da visita do Papa Francisco ao país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала