"China, Rússia, em breve todos os países com forte ciência da computação. Competição pela superioridade na IA [inteligência artificial] no nível nacional provável causa para a GM3 [Guerra Mundial 3]", escreveu Musk em sua página no Twitter.
China, Russia, soon all countries w strong computer science. Competition for AI superiority at national level most likely cause of WW3 imo.
— Elon Musk (@elonmusk) 4 de setembro de 2017
Segundo o empreendedor, a guerra não será desencadeada pelas nações líderes na área, mas "por uma das inteligências artificiais, se ela [IA] decidir que um ataque preventivo é o caminho mais provável para uma vitória]".
May be initiated not by the country leaders, but one of the AI's, if it decides that a prepemptive strike is most probable path to victory
— Elon Musk (@elonmusk) 4 de setembro de 2017
Ainda falando em guerras, Musk disse duvidar que a Coreia do Norte lance mão de um ataque nuclear, afirmando que "lançar um míssil nuclear seria um suicídio para a sua liderança, já que a Coreia do Sul, os EUA e a China invadiriam e colocariam um ponto final no regime".
NK launching a nuclear missile would be suicide for their leadership, as SK, US and China wd invade and end the regime immediately
— Elon Musk (@elonmusk) 4 de setembro de 2017
Isso também não significaria o início de uma guerra mundial, na visão do bilionário, para quem "a Coreia do Norte não está colecionando alianças para polarizar o mundo rumo a uma guerra". Em agosto, ele havia dito que a inteligência artificial representa um perigo muito maior do que Pyongyang.
Should be low on our list of concerns for civilizational existential risk. NK has no entangling alliances that wd polarize world into war.
— Elon Musk (@elonmusk) 4 de setembro de 2017
Os comentários de Musk acontece alguns dias após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmar que "o futuro pertence à inteligência artificial", e quem dominar tal tecnologia irá governar o mundo.
"A inteligência artificial é o futuro, não só para a Rússia, mas para toda a humanidade. Ela vem com oportunidades colossais, mas também ameaças difíceis de prever. Quem se tornar o líder nesta esfera se tornará o governante do mundo", destacou Putin.
Musk é um crítico conhecido dos perigos que a inteligência artificial pode trazer para a humanidade. Ele sustenta que existe uma grande probabilidade de que a inteligência artificial, livre de qualquer regulamentação e supervisão, seja capaz de se tornar desonesta e destruir os humanos no final.
"A inteligência artificial é um risco fundamental para a existência da civilização humana de forma que os acidentes de carro, acidentes de avião, drogas defeituosas ou alimentos ruins não fossem. Eles eram nocivos para um conjunto de indivíduos na sociedade, é claro, mas eles não eram prejudiciais para a sociedade como um todo", disse Musk em meados de julho durante um evento público.