"A nível internacional, a China trabalhará através de mecanismos como o Fundo de Assistência para Cooperação Sul-Sul, o Fundo de Paz e Desenvolvimento China-ONU e o Fundo de Cooperação Sul-Sul para o Clima, para impulsionar a cooperação no desenvolvimento e ajudar os países em desenvolvimento a implementar a agenda de desenvolvimento sustentável… Aqui, eu desejo anunciar que a China fornecerá US$ 500 milhões para o Fundo de Assistência para a Cooperação Sul-Sul", disse Xi no último dia da cúpula do Brics.
Em 2010, a China assinou um acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre o fortalecimento da cooperação Sul-Sul com metas para a solução de problemas enfrentados pelos países em desenvolvimento.
O anúncio foi feito durante o "Diálogo de Mercados Emergentes e Países em Desenvolvimento", evento que conta com nações convidadas além dos países-membros do Brics. Este ano, representantes de Egito, Guiné, México, Tajiquistão e Tailândia participam da cúpula em Xiamen.