Por exemplo, em 1998, o exército alemão agregou os autopropulsados PzH 2000 ao seu arsenal. Este obuseiro autopropulsado pode realizar 10 disparos por minuto, atingindo alvos a 50 km de distância e movendo-se a 65 km/h. Os PzH 2000 são considerados pela OTAN como padrão.
O desenvolvimento do obuseiro russo foi iniciado em 2002. O armamento em questão foi equipado com um canhão de 152 mm de calibre 52, ou seja, quase 8 metros de altura, informa o jornal Rossiyskaya Gazeta, citando o The National Interest.
Graças ao seu mecanismo exclusivo de carregamento de munição, o Koalitsiya russo pode lançar até 16 projéteis por minuto, atingindo seus alvos a 70 quilômetros, ou seja, alcance operacional 20 km a mais do que os da OTAN.
"Koalitsiya-SV vai reforçar significativamente o poder das tropas terrestres russas. Entretanto, o exército norte-americano vai continuar utilizando a versão modernizada do obuseiro M-109 Paladin, padrão desde os anos 70. Os Koalitsiya superam significativamente seus análogos ocidentais, pois possuem o novo sistema de orientação, armas modernas e mecanismo de carregamento de munição", comunica o Rossiyskaya Gazeta, citando analistas.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os testes do Koalitsiya serão finalizados em 2019.