Herrera falou à Sputnik e ressaltou que alguns dos fundadores do ELN, como Camilo Torres Restrepo e Manuel Pérez Martínez, são, também, pioneiros da teologia da libertação — corrente do cristianismo com enfoque no combate à desigualdade.
"A marcha dos diálogos vai ser lenta e um pouco tortuosa. Não há quase nenhuma confiança nos dois lados, não só por causa dos 53 anos de guerra entre o Estado e o ELN, mas também porque não houve uma aproximação que mostrasse que os diálogos poderiam ser definitivos", disse Herrera.
Após décadas de conflito, a Colômbia está assistindo aos últimos passos da transformação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em um partido político após um acordo de paz com o Governo. Agora que as FARC abandonaram as armas, o presidente Juan Manuel Santos voltou suas atenções ao ELN.
Com 45,3 milhões de pessoas batizadas, em uma população de quase 49 milhões, a Colômbia é o sétimo país com mais católicos em todo o mundo. O sumo pontífice chegou na Colômbia na quarta-feira (6) e ficará no país até o dia 10.