"Planejamos realizar [lançamentos a partir do cosmódromo Vostochny] com os EUA, se nenhum 'espertalhão' das diversas estruturas norte-americanas os impedir", afirmou o presidente russo no Fórum Econômico Vostochny 2017.
Ao falar sobre o funcionamento do cosmódromo Vostochny, Putin destacou que sua construção começou há alguns anos e a estrutura já foi a casa de alguns lançamentos de foguetes. Segundo ele, há planos de projetos futuros.
"Nos próximos anos, este será o primeiro grande cosmódromo civil russo, de onde investigaremos o espaço distante e realizaremos voos pilotados, entre outras coisas", sublinhou.
Ao mesmo tempo, ele falou sobre o interesse mútuo de efetuar lançamentos para realizar "pesquisas em Marte em 2030, juntamente com os parceiros norte-americanos".
No cosmódromo Vostochny (Oriental), situado no Extremo Oriente russo, estão sendo construídas novas rampas de caráter universal que permitirão lançar foguetes portadores, tanto de classe média, como superpesados capazes de enviar cargas de mais de 70 toneladas à órbita terrestre baixa.