Uma fonte do exército sírio falou para a Sputnik Árabe que a infantaria, apoiada pela Força Aérea e artilharia blindada, há muito tempo está trabalhando nesta direção para abrir caminho à cidade pela zona sul.
"Após o recente rompimento bem-sucedido do cerco [a Deir-ez Zor] por outro lado, é preciso continuar a operação e libertar a cidade por direções diferentes", comunicou a fonte.
"Conseguimos conquistá-la [Kabajib] inclusive graças à tomada na hora certa das colinas que rodeiam o povoado. Terroristas fugiram e sapadores desativaram as minas deixadas pelos militantes", acrescentou.
Mais cedo nesta semana, foi informado que o exército sírio, apoiado pela Força Aeroespacial russa, quebrou o cerco a Deir ez-Zor.
Deir ez-Zor e o aeródromo situado a 2 km da cidade estiveram completamente cercados pelos terroristas por três anos. Apesar dos ataques regulares efetuados por homens-bomba e carros com explosivos, a guarnição da cidade continuou defendendo-a, respondendo de vez em quando aos ataques terroristas. As munições e alimentação têm sido entregues por aviões.