A ideia de duplo congelamento proposta pela Rússia e China, que prevê a suspensão simultânea do programa de armas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e dos exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e dos EUA, foi formulada em 4 de julho em um anúncio conjunto firmado em Moscou.
"Recorremos a todas as partes interessadas para que considerem ativamente essa iniciativa e, junto com a China, empreendam esforços para promover o diálogo e consultas a fim de contribuir para o processo de desnuclearização, alcançar a paz e a estabilidade na península", declarou Geng.
Em 11 de setembro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou um novo pacote de sanções contra a Coreia do Norte, proposto pelos EUA, que afeta severamente a capacidade norte-coreana de abastecimento de combustível.
A resolução, que foi votada pelos 15 países-membros do Conselho de Segurança da ONU, estabelece embargo às exportações de produtos norte-coreanos de tecelagem e às importações da Coreia do Norte de gás natural liquefeito e de gás natural comprimido.
Além do mais, foram limitadas as quantidades de petróleo bruto e de produtos refinados que podem ser vendidos à Coreia do Norte.
Em 3 de setembro, a Coreia do Norte declarou ter realizado um teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio destinada aos mísseis balísticos intercontinentais.
Foi o sexto teste atômico desde que o país se proclamou potência nuclear em 2005.
Também, desde o início do ano, Pyongyang realizou 13 testes de mísseis balísticos, incluindo o lançamento de supostos mísseis intercontinentais capazes de alcançar o território dos EUA.