"O Uran-6 é a arma do futuro. Os russos estão desenvolvendo sistemas ainda mais robotizados, incluindo um veículo blindado não tripulado", informa o The National Interest.
De acordo com o analista do Centro de Análise Naval, Samuel Bennett, é muito provável que o Uran-6 seja o aparelho de teste para outros modelos de veículos não tripulados. De acordo com os russos, um aparelho não tripulado ainda maior, o Uran-9, pode cumprir várias missões de campo.
O Rossiyskaya Gazeta acrescenta que o Uran-9 foi inicialmente desenvolvido como robô de reconhecimento, arma antitanque e veículo móvel de apoio de fogo. O sistema pode atingir um alvo a uma distância de até 5 quilômetros durante o dia e de até 3 quilômetros à noite.
A pair of Uran-9 unmanned combat vehicle photos.#Russia #Robot #weapon #Army pic.twitter.com/3yAGe226BI
— Vault 8 PRO (@vault_8) 27 de julho de 2017
O Uran-9 é dotado de um canhão automático de 30 mm e de uma metralhadora de 7,62 mm conectada com o canhão, lança-chamas reativos Shmel-M e quatro mísseis antitanque Ataka. Agora o Ministério da Defesa da Rússia está comparando os resultados dos testes dos novos robôs Nerekhta, Soratnik e Uran-9 para decidir qual deles vai entrar no serviço.