- Sputnik Brasil
Multimídia
Quando uma imagem vale mais que mil palavras. Saiba o que acontece no mundo a partir de uma perspectiva mais visual com galerias de fotos, infográficos e outros conteúdos multimídia da Sputnik.

Terror debaixo da terra: NASA anuncia a maior ameaça ao nosso planeta

Nos siga no
Cientistas da NASA asseguraram que a erupção de supervulcões representa a maior ameaça para a humanidade, sendo muito mais aterrorizante do que choque de um asteroide com nosso planeta.

Atualmente, especialistas sabem que há pelo menos 20 supervulcões na Terra; e uma grande erupção ocorre aproximadamente a cada 100 mil anos, o que é responsável por uma mudança climática radical.

A Sputnik apresenta alguns desses vulcões.

CC BY 2.0 / stephen velasco / Grand Canyon - hdrA caldeira de Yellowstone localiza-se nos EUA. Cientistas da Universidade de Utah descobriram nas camadas inferiores do supervulcão uma reserva enorme de magma que, segundo seus cálculos, poderia encher 11 vezes o Grand Canyon, que fica no estado do Arizona, ou a maior parte do mar Cáspio.
A caldeira de Yellowstone localiza-se nos EUA. Cientistas da Universidade de Utah descobriram nas camadas inferiores do supervulcão uma reserva enorme de magma que, segundo seus cálculos, poderia encher 11 vezes o Grand Canyon, que fica no estado do Arizona, ou a maior parte do mar Cáspio - Sputnik Brasil
1/6
A caldeira de Yellowstone localiza-se nos EUA. Cientistas da Universidade de Utah descobriram nas camadas inferiores do supervulcão uma reserva enorme de magma que, segundo seus cálculos, poderia encher 11 vezes o Grand Canyon, que fica no estado do Arizona, ou a maior parte do mar Cáspio.
CC BY 2.0 / Ian Armstrong / Lake TaupoA zona vulcânica de Taupo está localizada na ilha Norte da Nova Zelândia. Tem o mesmo nome que o lago Taupo, que surgiu depois da erupção do supervulcão há 26.500 anos.
A zona vulcânica de Taupo está localizada na ilha Norte da Nova Zelândia. Tem o mesmo nome que o lago Taupo, que surgiu depois da erupção do supervulcão há 26.500 anos - Sputnik Brasil
2/6
A zona vulcânica de Taupo está localizada na ilha Norte da Nova Zelândia. Tem o mesmo nome que o lago Taupo, que surgiu depois da erupção do supervulcão há 26.500 anos.
CC BY 2.0 / Jorge Pacheco / Catedrales de Ceniza, Salar de TaraA caldeira vulcânica La Pacana situa-se na cordilheira ocidental da região de Antofagasta no Chile. Com a estrutura de colapso de 6.000 quilômetros quadrados, é considerada uma das maiores do mundo.
A caldeira vulcânica La Pacana situa-se na cordilheira ocidental da região de Antofagasta no Chile. Com a estrutura de colapso de 6.000 quilômetros quadrados, é considerada uma das maiores do mundo - Sputnik Brasil
3/6
A caldeira vulcânica La Pacana situa-se na cordilheira ocidental da região de Antofagasta no Chile. Com a estrutura de colapso de 6.000 quilômetros quadrados, é considerada uma das maiores do mundo.
CC BY 2.0 / John Fowler / Wheeler Geologic AreaCrê-se que a extensão real da área devastada pela erupção da Caldeira de La Garita, situada no Colorado, EUA, cobriu uma porcentagem significativa deste estado. O depósito resultante tem volume aproximado de 5.000 quilômetros cúbicos e é suficiente para encher o lago de Michigan.
Crê-se que a extensão real da área devastada pela erupção da Caldeira de La Garita, situada no Colorado, EUA, cobriu uma porcentagem significativa deste estado. O depósito resultante tem volume aproximado de 5.000 quilômetros cúbicos e é suficiente para encher o lago de Michigan - Sputnik Brasil
4/6
Crê-se que a extensão real da área devastada pela erupção da Caldeira de La Garita, situada no Colorado, EUA, cobriu uma porcentagem significativa deste estado. O depósito resultante tem volume aproximado de 5.000 quilômetros cúbicos e é suficiente para encher o lago de Michigan.
© AFP 2023 / MARK RALSTON / AFPA Grande Fonte Prismática no Parque nacional de Yellowstone, Wyoming, EUA
A Grande Fonte Prismática no Parque nacional de Yellowstone, Wyoming, EUA - Sputnik Brasil
5/6
A Grande Fonte Prismática no Parque nacional de Yellowstone, Wyoming, EUA
CC BY 2.0 / Klim Levene / Indonesia - Lake TobaA erupção do Toba aconteceu entre 70 e 77 anos atrás, mais exatamente no lugar onde hoje pode ser encontrado o lago Toba, no centro da zona setentrional da ilha indonésia de Sumatra. Estima-se que a quantidade total de lava expulsada cobriu uma área de 2.800 quilômetros cúbicos.
A erupção do Toba aconteceu entre 70 e 77 anos atrás, mais exatamente no lugar onde hoje pode ser encontrado o lago Toba, no centro da zona setentrional da ilha indonésia de Sumatra. Estima-se que a quantidade total de lava expulsada cobriu uma área de 2.800 quilômetros cúbicos - Sputnik Brasil
6/6
A erupção do Toba aconteceu entre 70 e 77 anos atrás, mais exatamente no lugar onde hoje pode ser encontrado o lago Toba, no centro da zona setentrional da ilha indonésia de Sumatra. Estima-se que a quantidade total de lava expulsada cobriu uma área de 2.800 quilômetros cúbicos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала