Terror debaixo da terra: NASA anuncia a maior ameaça ao nosso planeta
Terror debaixo da terra: NASA anuncia a maior ameaça ao nosso planeta
Sputnik Brasil
Cientistas da NASA asseguraram que a erupção de supervulcões representa a maior ameaça para a humanidade, sendo muito mais aterrorizante do que choque de um... 13.09.2017, Sputnik Brasil
Cientistas da NASA asseguraram que a erupção de supervulcões representa a maior ameaça para a humanidade, sendo muito mais aterrorizante do que choque de um asteroide com nosso planeta.
Atualmente, especialistas sabem que há pelo menos 20 supervulcões na Terra; e uma grande erupção ocorre aproximadamente a cada 100 mil anos, o que é responsável por uma mudança climática radical.
A caldeira de Yellowstone localiza-se nos EUA. Cientistas da Universidade de Utah descobriram nas camadas inferiores do supervulcão uma reserva enorme de magma que, segundo seus cálculos, poderia encher 11 vezes o Grand Canyon, que fica no estado do Arizona, ou a maior parte do mar Cáspio.
A zona vulcânica de Taupo está localizada na ilha Norte da Nova Zelândia. Tem o mesmo nome que o lago Taupo, que surgiu depois da erupção do supervulcão há 26.500 anos.
A caldeira vulcânica La Pacana situa-se na cordilheira ocidental da região de Antofagasta no Chile. Com a estrutura de colapso de 6.000 quilômetros quadrados, é considerada uma das maiores do mundo.
Crê-se que a extensão real da área devastada pela erupção da Caldeira de La Garita, situada no Colorado, EUA, cobriu uma porcentagem significativa deste estado. O depósito resultante tem volume aproximado de 5.000 quilômetros cúbicos e é suficiente para encher o lago de Michigan.
A erupção do Toba aconteceu entre 70 e 77 anos atrás, mais exatamente no lugar onde hoje pode ser encontrado o lago Toba, no centro da zona setentrional da ilha indonésia de Sumatra. Estima-se que a quantidade total de lava expulsada cobriu uma área de 2.800 quilômetros cúbicos.
Feed de notícias
0
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.