Catalunha denuncia suspensão 'de fato' de seu autogoverno por autoridades espanholas

© REUTERS / Albert GeaCarles Puigdemont
Carles Puigdemont - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente catalão, Carles Puigdemont, acusou a Espanha de tentar impedir realização do referendo quanto à autonomia da região depois de buscas e detenções que aconteceram anteriormente.

Nesta quarta-feira (20), o presidente catalão, Carles Puigdemont, acusou o governo espanhol de suspender de fato a autonomia da região através de ações que visavam impedir realização de referendo para independência da Catalunha.

"O Estado espanhol suspendeu de fato a autonomia da Catalunha", afirmou Puigdemont na televisão depois de reunião de emergência, realizada pelo governo da Catalunha, por causa da detenção de vários altos cargos catalães pela Guarda Civil espanhola.

Uma rua de Barcelona durante a celebração da Diada, festa nacional da Catalunha, em 2015 - Sputnik Brasil
Por quais motivos a União Europeia pode reconhecer a independência da Catalunha?
Anteriormente, a polícia da Espanha prendeu 14 oficiais de altos cargos catalães, envolvidos no preparo do refendo sobre a independência da região. 

As detenções causaram euforia de muitos, levando cerca de duas mil pessoas às ruas de Barcelona, capital da Catalunha, para protestar. 

Há muitos anos, Catalunha tenta se tornar independente da Espanha. Em 9 de novembro de 2014, cerca de 80% de catalães votaram a favor da independência da Catalunha em referendo. Contudo, a votação não foi reconhecida por Madri.

No dia 9 de junho, o presidente da região autônoma, Carles Puigdemont, declarou que a Catalunha realizará um referendo unilateral sobre independência no dia 1 º de outubro, apesar das críticas e objeções de Madri.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала