"O chefe de gabinete do Exército iraquiano anunciou o início de manobras em grande escala no Iraque e na Turquia na fronteira entre os dois países", diz o comunicado.
O Estado-Maior turco, por sua vez, confirmou a chegada das tropas iraquianas na fronteira.
"A terceira fase dos exercícios que ocorrerão na área de Silopi-Habur a partir de 18 de setembro começará em 26 de setembro, esta fase será realizada em conjunto com os militares iraquianos que chegaram à área das manobras", disse a nota.
As manobras acontecem no momento em que o Curdistão realizou um referendo, também nesta segunda-feira, em que os eleitores dirão se desejam permanecer no Iraque ou se separarem e formar um estado independente.
O governo iraquiano já avisou que não reconhecerá o resultado da consulta, que ele chama de unilateral e contrária à Constituição.
Em 18 de setembro, o Supremo Tribunal do Iraque suspendeu a consulta sobre a independência nesta região autônoma.
O referendo no Curdistão iraquiano foi criticado por vários países, incluindo a Turquia, onde os curdos representam a segunda maior comunidade étnica e estão lutando contra os separatistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão há várias décadas.
Vários países, incluindo a Alemanha, os EUA, o Irã e o Reino Unido, também se declararam contrários ao referendo e a favor da integridade territorial do Iraque.