Anteriormente, na mídia, apareceu edição on-line do manual que foi preparado por um dos centros de pesquisa dos EUA para o Pentágono. A instrução se chama "Guerra russa da nova geração". É um folheto de 68 páginas com descrição da estratégia militar da Rússia, enumeração de pontos fracos e fortes do seu exército e caraterísticas do material bélico russo.
"São apresentados medidas e métodos concretos para treinar efetivos exatamente contra o exército russo. Tais testemunhos da preparação de militares norte-americanos para conflito direto com a Rússia são extremamente preocupantes, especialmente levando em consideração a difícil situação na área de segurança na Europa", afirma anúncio do porta-voz da embaixada russa nos EUA, Nikolai Lakhonin, em comunicado divulgado.
Segundo ele, o conteúdo do manual contradiz o caráter construtivo dos encontros entre chanceler russo, Sergei Lavrov, e secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, realizados na semana passada.
"Precisamos de interação pragmática nos desafios da segurança de ambos os nossos países, e não divulgação de contos de terror", destaca comunicado da embaixada russa.