Base da NASA na órbita lunar pode ser construída com ajuda de foguetes russos

© Foto / Central Research Institute of Machine Building Base lunar futura da Rússia na imaginação do artista
Base lunar futura da Rússia na imaginação do artista - Sputnik Brasil
Nos siga no
Representantes da Agência Federal Espacial russa Roscosmos e da NASA assinaram uma declaração conjunta para cooperação e contaram sobre os planos de construir uma estação na órbita da Lua, cujos módulos podem ser levados ao espaço por foguetes transportadores russos Angara-A5M e Proton, comunica a assessoria de imprensa da agência espacial russa.

Nave espacial tripulada estadunidense Orion - Sputnik Brasil
Cooperação em marcha: ninguém planeja 'afundar' Estação Espacial Internacional
"Ao menos 5 países estão elaborando os seus próprios sistemas e naves tripuladas, e uma parte dos padrões deve ser unificada para que eles todos possam se acoplar à estação internacional perto da Lua. Alguns padrões-chave serão criados baseando-se em elaborações russas", disse Igor Komarov, diretor-executivo da Roscosmos.

Nesta semana, em Adelaide, Austrália, está sendo realizado o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC, na sigla em inglês), onde líderes da indústria cósmica trocam opiniões e apresentam novos projetos de exploração dos espaços próximo e profundo.

No âmbito desse Congresso, os representantes da Roscosmos e da NASA assinaram e anunciaram cooperação conjunta, e um dos pontos cruciais dela é a construção da estação espacial, projeto Deep Space Gateway, na órbita lunar.

Nave espacial Soyuz MS-05 na posição vertical na plataforma de lançamento no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, na quarta-feira, 26 de julho de 2017. O engenheiro de voo da Expedição 52, Sergei Ryazanskiy, da Roscosmos, o engenheiro de voo Randy Bresnik da NASA e o engenheiro de vôo Paolo Nespoli da ESA (Agência Espacial Europeia), estão programados  para lançar para a Estação Espacial Internacional de bordo da nave espacial Soyuz do Cosmódromo de Baikonur em 28 de julho. - Sputnik Brasil
Rumo ao espaço: Rússia ajudará EAU a criarem sua própria equipe de astronautas
Os primeiros rumores sobre a possível construção da "irmã da Estação Espacial Internacional" na órbita lunar surgiram no outono (do Hemisfério Norte) do ano passado, quando foi realizado um encontro a portas fechadas do Grupo Internacional de Elaboração de Naves Espaciais. Nesse encontro, os representantes dessas cinco potências cósmicas falaram sobre os planos internacionais de exploração espacial e o que a humanidade vai fazer depois de a Estação Espacial Internacional parar de funcionar em meados de 2020.

Anatoli Zak, dono do portal russo SpaceWeb, disse em novembro de 2016 que os países acordaram começar a construção da estação na órbita lunar que vai servir de "portão ao espaço profundo", além do estudo da Lua. A construção da base, segundo ele, deve começar em 2023, quando vão enviar para nosso satélite natural os primeiros módulos da futura estação no âmbito da terceira expedição do programa Orion.

Por sua vez, a Rússia – sendo representada pela Roscosmos, elaborará a parte principal da estação, ou seja, o módulo-porta, que será usado para sair ao espaço aberto e que vai transportar muitos suprimentos para a primeira expedição da estação. Ele será lançado a bordo de um dos foguetes Oreon ou será lançado, mas sem suprimentos, com ajuda do novo foguete transportador russo Angara-A5M.

De acordo com a assessoria de imprensa da Roscosmos, os representantes da NASA e da Roscosmos confirmaram o seu desejo de trabalhar nessa direção e declararam que as agências cósmicas já alcançaram o consenso quanto à organização do ponto de acoplagem da estação futura, que será criado com base em tecnologias e padrões russos.

Além disso, as partes ressaltaram que o foguete russo Angara-5 e o norte-americano SLS seriam usados na construção da estação, e notaram que também seria usado o foguete transportador pesado Proton-M. Além do mais, a Roscosmos e NASA continuarão cooperando na exploração da Estação Espacial Internacional e nas pesquisas do espaço profundo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала