Presidente da Bolívia anuncia atos para recordar 50 anos da morte do Che Guevara

CC0 / Alberto Korda / Guerrillero HeroicoChe Guevara
Che Guevara - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou nesta segunda-feira uma série de atos no dia 9 de outubro, em homenagem ao guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara, figura importante da Revolução Cubana e que foi assassinado há 50 anos na Bolívia.

"Pedimos a participação no evento central neste 9 de outubro em Vallegrande (departamento de Santa Cruz, leste), é importante lembrar a história # 50AñosComoElChe", escreveu Morales em sua conta no Twitter.

O presidente boliviano também disse que o país receberá a "visita de altas autoridades, parentes do Che e muitos movimentos sociais que virão de diferentes países da região".

Da mesma forma, o presidente lembrou que a luta da humanidade tem sido dos povos "contra impérios que querem nos dominar, então Che lutou", acrescentou.

De acordo com os organizadores, na próxima quinta-feira será realizada em Vallegrande a primeira noite artística em homenagem à guerrilha, que também estabelecerá a primeira mesa de reflexão sobre o pensamento guevarista.

Ernesto Che Guevara - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
EXCLUSIVO: confusão marca entrega de medalha a filho de Che Guevara no Rio (VÍDEOS)

O vice-presidente de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, ex-combatentes da guerrilha cubana e delegados de movimentos sociais da Argentina, Brasil e Peru, entre outros participantes, deverão desembarcar no país no dia 9 de outubro.

Em novembro de 1966, Guevara iniciou um movimento de guerrilha na selva de Ñancahuazu, no sudeste da Bolívia, com o objetivo de ampliar a luta armada na América do Sul na busca de seus ideais socialistas.

Em 9 de outubro de 1967, ele foi assassinado na província de Vallegrande por um efetivo das Forças Armadas da Bolívia, um dia depois de ter sido ferido e capturado.

© Foto / ClarínCapa do jornal argentino Clarín, de 10 de outubro de 1967, anuncia a morte de Ernesto "Che" Guevara
Capa do jornal argentino Clarín, de 10 de outubro de 1967, anuncia a morte de Ernesto Che Guevara - Sputnik Brasil
Capa do jornal argentino Clarín, de 10 de outubro de 1967, anuncia a morte de Ernesto "Che" Guevara

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала