Funcionário do Consulado dos EUA é preso na Turquia acusado de tramar contra o governo

© AP Photo / Hussein MallaPolicial das forças especiais turcas monta guarda em frente ao prédio da polícia, danificado por ataques aéreos de militares insurgidos, Ancara, Turquia
Policial das forças especiais turcas monta guarda em frente ao prédio da polícia, danificado por ataques aéreos de militares insurgidos, Ancara, Turquia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A justiça de Istambul aceitou a o pedido da procuradoria, que exigiu a prisão de um funcionário do Consulado Geral dos EUA, Metin Topuz, suspeito de estar ligado ao clérigo islamista de oposição e líder do movimento terrorista FETO, Fetullah Gulen, informou a agência Anadolu.

Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan durante discurso - Sputnik Brasil
Erdogan: Anistia Internacional está preparando um golpe de Estado na Turquia
O funcionário do Consulado Geral norte-americano está sendo acusado de minar a ordem constitucional, espionagem e de conspiração contra o governo da Turquia.

Além disso, Topuz é suspeito de ter se relacionado com o ex-Procurador-Geral da Turquia, Zekeriya Oz, e com oficiais da polícia, que participaram de um ampla investigação anticorrupção em dezembro de 2013, possivelmente iniciada por Gulen.  

Segundo Ancara, FETO e Gulen orquestraram a fracassada tentativa de golpe de 15 de julho de 2016, que provocou a morte de 250 pessoas e deixou mais de 2 mil feridos.

Ancara também acusa FETO de estar por trás de um plano de longo prazo para tomar o poder, com diversos infiltrados nas instituições turcas, particularmente no exército, na polícia e na justiça.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала