Até agora, os aviões contam com sistemas electro-ópticos (EO) e infravermelhos (IR), que em algumas situações têm falências, pois, segundo Bruce Wallace, diretor do programa do Escritório de Tecnologia Estratégica da DARPA, "ficaram em branco cada vez que uma nuvem obscurecia a visão", informa o jornal Daily Mail.
No entanto, o desenvolvimento do sistema de Vídeo Abertura Sintética de Radar (ViSAR, sigla em inglês), com seu sensor de Frequência Extremamente Alta, poderá resolver essas desvantagens ao "captar imagens ao vivo dos alvos no céu, inclusive voando através ou por cima das nuvens", o que representa um avanço importante.
Para realizar os testes de captura de imagens de alta definição foi utilizado um avião DC-3 que voou a altitudes baixas e médias. Assim, foram comparados os sistemas ViSAR, EO e IR. O experimento provou que o novo aparelho é capaz de manter a velocidade dos fotogramas e de captar objetos móveis em terra.
Os próximos passos
De acordo com Wallace, o próximo passo será colocar o radar em um avião com sistema de gestão de combate completo e "aperfeiçoar o 'software' de visualização do sensor ViSAR para oferecer aos operadores uma representação" semelhante àquela que "costumam ver".
Além disso, ele destacou que eles buscam que a "interface visual seja tão fácil de interpretar" como as telas dos sensores atuais.