Além disso, ele apontou que o Ilya Muromets é um navio multifuncional que "irá desempenhar missões de escolta de navios em condições de gelo, trabalhos de investigação científica e hidrografia e, se for preciso, prestará auxílio a navios e submarinos em situações de emergência".
O alto funcionário militar também sublinhou que a Marinha da Rússia não recebe navios semelhantes em seu serviço já há mais de 40 anos.
"Para nós é um navio muito aguardado… Ao receber um quebra-gelo de tal classe, a Marinha [russa] ganhará autonomia para cumprir todas as missões que lhe são atribuídas. Trata-se da manutenção da prontidão militar, capacidade de defesa e proteção dos interesses nacionais nos mares árticos", destacou.
De acordo com o Estado-Maior da Marinha da Rússia, os testes deverão ser concluídos no início de novembro. Assim, até o fim de novembro a bandeira nacional russa será hasteada no quebra-gelo Ilya Muromets.
O quebra-gelo diesel-elétrico Ilya Muromets do projeto 21180 é o primeiro quebra-gelo russo com propulsores azimutais, ou seja, com o sistema propulsor acoplado na parte exterior do casco do navio por meio de um mecanismo de articulação, podendo este girar em torno de um eixo vertical de 360 graus, o que permite ao navio avançar de proa, de popa ou de lado. O navio pode ser usado no combate a incêndios, na liquidação de derrames de petróleo e transporte de tropas.