O Banco Central russo começou a comprar ouro ativamente devido à introdução das sanções antirrussas em 2014. Desde o início das sanções, a Rússia compra cerca de 100 toneladas de ouro por ano, mais do que qualquer outro banco central do mundo.
De acordo com especialistas, a compra de metais preciosos é uma estratégia no caso de os EUA porem em ação sanções mais duras contra a Rússia. Ao contrário dos ativos em contas bancárias, as barras de ouro não podem ser confiscadas.
Anteriormente, a mídia informou que Pequim está pronta para lançar contratos de futuros de petróleo em iuanes com possível conversão em ouro.
Tomando em conta que a China é o maior importador de petróleo do mundo, os contratos de futuros em iuanes têm todas as chances de se tornar o novo padrão no mercado. É de assinalar que atualmente apenas contratos de petróleo WTI e petróleo Brent são negociados no mercado de futuros mundiais e ambos são denominados em dólares.
Mais anteriormente, a Turquia e o Irã declararam ter decidido abandonar uso de dólar e realizar pagamentos recíprocos em moedas nacionais. Venezuela é mais um país que apoia a iniciativa em questão.