Presidente turco: há 'sombra do Ocidente' por trás dos grupos terroristas, incluindo Daesh

© AFP 2023 / BULENT KILICSoldados turcos na Síria (foto de arquivo)
Soldados turcos na Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um dia depois de ter anunciado uma nova operação militar na província síria de Idlib, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, denunciou o "suporte" que os países do Ocidente alegadamente fornecem aos grupos terroristas.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan disse que há "sombra do Ocidente" por trás dos grupos terroristas, incluindo o Daesh a al-Qaeda (as duas são organizações terroristas proibidas na Rússia e em vários outros países).

"Daesh, al-Qaeda, PKK [Partido dos Trabalhadores de Curdistão], por trás de todas essas organizações você pode enxergar a sombra do Ocidente. Todas elas encontram asilo no Ocidente. Onde está o Movimento Gulen? Também no Ocidente. Eles recebem um suporte financeiro muito grande", afirmou o presidente turco este domingo (8), durante seu discurso na cidade turca de Afyonkarahisar, perante ativistas do Partido da Justiça e Desenvolvimento.

Ofensiva da Turquia na Síria - Sputnik Brasil
Erdogan: Turquia está pronta para iniciar operação militar na província síria de Idlib
Comentando a próxima operação militar que o exército da Turquia realizará visando apoiar os rebeldes do Exército Livre da Síria no combate à Frente al-Nusra (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) na província de Idlib, Erdogan disse que "caso nós não tomássemos medidas, as bombas cairiam sobre nossas cidades", referindo-se ao acordo sobre a criação da zona de desescalada na área por intermédio de Moscou, Teerã e Ancara.

"Estamos realizando nossos esforços em Idlib colaborando com o Exército Livre da Síria, sem problemas no momento", disse o líder turco, acrescentando que as ações de Ancara correspondem à linha de decisões tomadas durante a última rodada de conversações na capital do Cazaquistão, Astana, quanto à estabilização da situação na Síria.

Atualmente, a província de Idlib está controlada em sua maior parte pelo Tahrir al-Sham, grupo militar encabeçado pelos terroristas da Frente al-Nusra, ex-filial da Al-Qaeda na Síria.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала