Os militares sul-coreanos acompanham de perto a situação, em cooperação com os seus colegas norte-americanos, para se proteger de qualquer imprevisto.
Entretanto, as Forças Armadas da Coreia do Sul ainda não detectaram sinais de que a Coreia do Norte realizará mais um teste de armas por ocasião do aniversário do partido no poder.
"Ainda não detectamos nenhum sinal de provocação iminente por parte da Coreia do Norte", disse uma fonte militar sul-coreana à agência Yonhap.
Recentemente, o governo da Coreia do Sul declarou que "está monitorando atentamente a situação, havendo a possibilidade de a Coreia do Norte levar a cabo provocações nos dias do aniversário do partido [Partido dos Trabalhadores da Coreia]" com referência à informação sobre os alegados preparativos de Pyongyang para novos testes de mísseis balísticos. O Partido dos Trabalhadores da Coreia comemora o 72º aniversário da sua fundação em 10 de outubro.
Um navio com o sistema Aegis deslocado no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste) e equipado com os radares SPY-1D e Green Pine pode detectar mísseis balísticos norte-coreanos dois minutos após o lançamento.