No início do dia, Erdogan encontrou o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko. Durante a reunião, o líder turco disse que Ancara apoiou a integridade territorial da Ucrânia e não reconheceu a "anexação ilegal" da Crimeia.
"Se Erdogan reconhece a soberania russa sobre a Crimeia ou não, isso não mudará o status da Crimeia. Ele sabe disso e apenas agradou Poroshenko", escreveu Pushkov em sua página do Twitter na segunda-feira.
Признает Эрдоган принадлежность Крыма России или нет, от этого статус Крыма не изменится. Он это знает и просто делает приятное Порошенко.
— Алексей Пушков (@Alexey_Pushkov) 9 de outubro de 2017
Em março de 2014, após a queda do ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, a península da Crimeia votou em um referendo para se separar da Ucrânia e se juntou à Rússia, em um movimento que não foi reconhecido como legítimo pelos Estados Unidos, União Europeia, Turquia e outros países.
Moscou enfatizou repetidamente que os residentes da Crimeia tomaram a decisão sobre a reunificação com a Rússia de forma democrática, em plena conformidade com o direito internacional e a Carta das Nações Unidas.