Atualmente os navios e submarinos da Marinha russa concluíram as missões de treinamento que incluíram preparativos em polígonos marítimos do Mar Negro.
"A missão principal no âmbito dos preparativos de combate marítimos foi o disparo experimental de mísseis realizados pelas tripulações dos submarinos em águas do Mar Negro", declarou Trukhachev.
Os mísseis de cruzeiro Kalibr são armas de alta precisão, de baseamento naval, costeiro e aéreo, destinadas a eliminar alvos estacionários terrestres e marítimos em quaisquer condições climáticas, de noite e de dia.
Além disso, os mísseis Kalibr usam sistemas e algoritmos de navegação inovadores, dado que ele estão equipados com um sistema de orientação combinado e autônomo. A direção se baseia em um sistema de navegação inercial que consiste de um altímetro de radar e um receptor dos sinais de satélites (GLONASS ou GPS).
Nesse ano, navios russos da classe Buyan-M e submarinos da classe Varshavyanka lançaram vários Kalibr contra posições dos terroristas na Síria. Com um alcance operacional de até 2.500 km, os Kalibr foram lançados do mar Cáspio e do mar Mediterrâneo.