Mísseis de cruzeiro antinavio P-500 Basalt e P-700 Granit foram disparados por dois navios da Marinha da Rússia.
O canal de televisão russo Zvezda (Estrela) partilhou as imagens que mostram lançamentos de mísseis de cruzeiro supersônicos antinavio que foram realizados, nesta segunda-feira (9), por navios da Frota do Pacífico da Marinha russa no âmbito de treinamentos no mar de Okhotsk.
Segundo o jornal russo Rossiyskaya Gazeta, durante as manobras o cruzador de mísseis guiados russo Varyag disparou um míssil P-500 Basalt, destinado à destruição de grupos de navios, em particular, porta-aviões.
Ao mesmo tempo, o submarino nuclear Tomsk lançou um míssil P-700 Granit, conhecido coloquialmente como "assassino de porta-aviões".
O submarino russo Tomsk, por sua vez, é capaz de transportar mais mísseis de cruzeiro que qualquer navio da Marinha da Rússia: em total, pode ser equipado com 24 mísseis antinavio P-700 Granit, capazes de atingir alvos de superfície à distância máxima de 650 km.
Estes mísseis são guiados por sistema de satélite e podem se conectar em rede para transmitir informação sobre o alvo e atacá-lo desde vários ângulos.
"Apesar de o 'inimigo' ter ativado suas contramedidas eletrônicas, os mísseis [o P-500 Basalt e o P-700 Granit] atingiram com sucesso seu alvo designado", destaca o serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia.