"O ministério da Justiça da Rússia, em 9 de outubro de 2017, enviou uma carta para um conjunto de meios de comunicação em massa americanos, que realizam suas atividades no território da Federação da Rússia, informando sobre a inadmissibilidade da violação da legislação russa… As atividades desses meios de comunicação podem sofrer restrições, conforme a legislação vigente da Federação da Rússia", informou um comunicado do órgão.
Mais cedo, a assessoria de imprensa do ministério da Justiça divulgou uma nota, explicando que o "princípio da reciprocidade continuará a ser aplicado, considerando as medidas adotadas contra os meios de comunicação russos nos Estados Unidos da América".
Os EUA estão obstruindo o funcionamento da emissora russa RT em seu território. Washington exige que a TV se cadastre, até o dia 17 de outubro, como uma empresa-agente estrangeira, o que submeterá as suas atividades à uma legislação específica e restritiva. Além disso, o congresso norte-americano fará uma investigação sobre a RT, o que já provocou dificuldades financeiras no grupo. Segundo a editora-chefe do canal, a RT está sofrendo pressões sem precedentes nos Estados Unidos.