O representante da diplomacia iraniana e especialista no Oriente Médio, Seyyed Hadi Afghahi, em entrevista à Sputnik Persa, contou sobre as provas da cooperação norte-americana com terroristas.
"Os documentos e vídeos na Internet, tal como a lógica da presença e das ações dos helicópteros norte-americanos para salvação de feridos e deslocação dos comandantes do Daesh, comprovam a cooperação dos EUA com a organização terrorista. Os EUA foram adiante e mostraram para outros países como devem agir para que o Daesh não sofra perdas. Caso contrário, eles mesmos serão alvos dos aviões norte-americanos."
Segundo ele, há provas indiscutíveis do apoio aos terroristas tanto por países ocidentais como árabes. A primeira prova da cooperação entre os EUA e o Daesh é publicação de vídeos na Internet e evidências materiais nos campos de combate. Sempre que os militantes do Daesh foram cercados, os aviões norte-americanos ou aviação sem sinais distintivos atiraram-lhes armas, medicamentos e alimentos. Ambulâncias israelenses recolhiam terroristas feridos do Daesh e os internavam.
A terceira prova é a seguinte: "Nas últimas semanas, os norte-americanos realizaram várias operações de apoio ao Daesh na região de Al-Badia, Deir ez-Zor e Ahrar al-Sham. As aviações israelense e norte-americana atacou várias vezes as colunas do exército sírio e as forças de Hezbollah. Na verdade, em qualquer lugar onde o Daesh sofre perdas ou fica cercado, eles logo recebem assistência dos EUA."
Todos estes documentos e fatos são testemunha de que as forças especiais ocidentais, inclusive a Agência Central de Inteligência, secretamente favoreceram o Daesh. Tudo isso significa que os países do Oriente Médio, da União Europeia e em especial dos EUA ativamente apoiam o Daesh e outros grupos terroristas.