O vídeo do nigeriano, que estava preso a uma coluna e sendo espancado por jovens indianos, foi divulgado nas redes sociais, provocando debate ardente sobre o tratamento dos estrangeiros no país. O vídeo foi filmado no bairro de Malviya Nagar, em Nova Deli, onde o cidadão nigeriano foi severamente espancado com varas por supostamente ter cometido um pequeno furto.
#WATCH Nigerian national tied to a pole and beaten up by locals for alleged theft in Delhi's Malviya Nagar (24.09.2017) pic.twitter.com/3zWgbeqvN5
— ANI (@ANI) 9 de outubro de 2017
De acordo com a polícia de Malviya Nagar, o incidente ocorreu em 24 de setembro e o caso do furto mencionado foi registrado contra o cidadão nigeriano.
"Há muito tempo venho dizendo que isso está acontecendo com estudantes africanos. A vida dos estudantes africanos na Índia não é segura. Gostaríamos que as pessoas não praticassem a lei com suas próprias mãos e, caso algum acidente aconteça, é preciso chamar a polícia para que ela faça seu dever. Estamos muito preocupados com nossa segurança na Índia", disse à Sputnik Samuel Jack, presidente dos Estudantes Africanos na Índia.
Africanos, na maioria estudantes, vivem em muitos bairros de Nova Deli, incluindo Malviya Nagar, onde ocorreu o incidente. Muitas vezes, residentes locais alegam que africanos são envolvidos com tráfico de drogas e outros crimes.