Enfrentará o mundo uma guerra nuclear acidental?

© Foto / Pixabay/shurikExplosão nuclear
Explosão nuclear - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um especialista opina que, em resultado da retórica feroz do presidente dos EUA, Donald Trump, e do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, poderá por acidente desencadear-se um conflito global.

Soldados durante o desfile militar que marca o 105º aniversário de Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte, em Pyongyang - Sputnik Brasil
Sob o radar: forças especiais da Coreia do Norte dominam ataques em parapente
O investigador principal da Chatham House, John Nilsson-Wright, declarou ao jornal International Business Times que, de seu ponto de vista, o conflito armado continua sendo a última opção na situação atual entre os EUA e a Coreia do Norte e, precisamente por isso, o líder norte-coreano "Kim Jong-un está sendo encorajado".

"Ele acredita que [Trump] está fingindo" com suas ameaças contra Pyongyang, supõe Nilsson-Wright.

Não obstante, este jogo perigoso poderá causar problemas para ambos os países, pois se Kim Jong-un lançar um míssil de longo alcance em direção da ilha norte-americana de Guam — como ameaçou fazer — "para demostrar sua capacidade de alcançar o território estadunidense", o chefe da Casa Branca "pode sentir que não tem outro remédio senão responder".

No pior dos casos, a guerra na península da Coreia "será devastadora" tanto para a Coreia do Norte como para a Coreia do Sul. Cerca de 10 milhões de pessoas moram na capital sul-coreana, Seul, localizada a só 48 km da zona desmilitarizada, bem como do armamento norte-coreano e seu exército, que é o quarto maior do mundo.

"Coreia do Norte não conseguiria ganhar"

Grupo de ataque dos EUA liderado pelo USS Ronald Reagan - Sputnik Brasil
Rússia: EUA dão passo errado em 'jogo muito perigoso' ao se aproximar da Coreia do Norte
Nilsson-Wright não tem dúvida nenhuma de que os EUA e o seu aliado, a Coreia do Sul, ganharão em caso de uma confrontação armada. "A Coreia do Norte não conseguiria ganhar este conflito. É isso que a impediu no passado de dar passos provocadores", destacou.

Assim, agora o especialista não vê nenhuma opção real, pois a guerra pode se desencadear mais "por acidente" do que em resultado de uma "estratégia planejada".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала