Coalizão internacional: combate entre iraquianos e curdos em Kirkuk 'foi um mal-entendido'

© REUTERS / StringerMembers of Iraqi federal forces gather to continue to advance in military vehicles in Kirkuk, Iraq
Members of Iraqi federal forces gather to continue to advance in military vehicles in Kirkuk, Iraq - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os confrontos entre as forças do governo iraquiano e os combatentes Peshmerga curdos nesta segunda-feira não passaram de um "mal-entendido", informou a coalizão internacional liderada pelos EUA em um comunicado.

Militar iraquiano em Kirkuk (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Peshmerga: governo iraquiano pagará caro pela operação em Kirkuk
"Acreditamos que os confrontos desta manhã foram um mal-entendido e não uma ação deliberada, pois as duas partes tentaram se engajar em combate em condições de visibilidade limitadas. A coalizão insiste fortemente para que todos os lados evitem a escalação", afirmou o comunicado.

Na manhã desta segunda-feira, as tropas iraquianas estabeleceram o controle sobre os campos de petróleo Baba Gurgur e Bai Hassan, os subúrbios Laylan e Yayci, ao sul de Kirkuk, a base militar K-1, o aeroporto de Kirkuk e outras instalações de produção de gás e de petróleo.

A coalizão informou ter monitorando movimentos de veículos militares e de pessoal em torno da cidade. Acrescentou que, até agora, as ações dessas forças pareciam ser "movimentos coordenados, e não ataques".

A coalizão liderada pelos EUA declarou não estar apoiando as atividades de nenhum dos lados nos arredores de Kirkuk, e relatou troca de tiros durante o amanhecer, classificando os confrontos de "limitados".

"Continuamos a defender o diálogo entre as autoridades iraquianas e curdas. Todas as partes devem permanecer focadas na derrota de nosso inimigo comum no Iraque, o Daesh", disse o comandante geral da Operação Inherent Resolve, Major General Robert White.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала