"Os marinheiros norte-americanos realizaram um teste bem-sucedido do míssil SM-6 a partir do USS McFaul", indicou o comunicado da Sexta Frota, acrescentando que o teste não foi parte das manobras Formidable Shield.
O ensaio, supervisionado pela Agência de Defesa Contra Mísseis, "demonstrou o bom desempenho do SM-6, lançado do sistema de defesa antimíssil Aegis, e foi realizado como parte de processo de certificação do sistema", acrescentou o comunicado, citado pelo RT.
O míssil Raytheon SM-6 foi desenvolvido para interceptar projéteis balísticos que voam nas camadas altas da atmosfera a uma velocidade extrema. O míssil pode ser instalado em lançadores terrestres e marítimos.
Isso significa que o míssil pode ser utilizado para conter a ameaça crescente dos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.
O teste foi realizado no domingo (15), na fase final das manobras Formidable Shield, durante as quais os EUA e os seus aliados treinaram "o cenário de defesa aérea e antimíssil integrada (IAMD em inglês)", que se focou na defesa contra "um míssil balístico e 3 mísseis antinavio".
Cerca de 3,3 mil soldados da Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido participam das manobras, realizadas nas ilhas ocidentais da Escócia.